O presidente eleito do Rotary International, Shekhar Mehta, incentivou os associados a se envolverem mais em projetos humanitários, dizendo que servir e cuidar do próximo é a melhor maneira de viver, pois ao transformar a vida de outras pessoas, você também transforma a sua.
Mehta, associado do Rotary Club de Calcutá, na Índia, seu lema presidencial para 2021-22, “Servir para Transformar Vidas“.
Mehta falou sobre como a participação em projetos humanitários através do Rotary o mudou como pessoa e fez com que tivesse mais empatia com relação às necessidades dos outros. Pouco tempo depois de entrar para seu clube, ele ajudou a implementar projetos que beneficiaram comunidades rurais na Índia.
As condições precárias que ele presenciou nessas comunidades fortaleceram seu compromisso com o servir. “Eu passei a realmente entender as dificuldades dos meus irmãos. ”
Mehta participou de iniciativas que forneceram próteses para crianças, água limpa e saneamento para lares, e melhores clínicas médicas para as comunidades.
“O Rotary acendeu em mim uma chama e me fez olhar além de mim mesmo e abraçar a humanidade”, conta. “Servir se tornou parte da minha vida e, como muitas outras pessoas, eu adotei a filosofia de que ‘servir é o aluguel que eu pago para ocupar meu espaço na terra, e eu quero ser um bom inquilino enquanto estiver aqui. ’”
Mehta incentivou os governadores eleitos a liderarem por meio do exemplo e inspirarem os associados do Rotary e do Rotaract a participar de projetos que causem impacto mensurável e sustentável. Ele está pedindo que cada clube realize uma iniciativa no Dia do Voluntariado do Rotary.
“No final dos seus mandatos no distrito, vocês devem sentir que sua liderança inspirou rotarianos e rotaractianos a servirem ao próximo e, por causa disso, o mundo mudou para melhor”, disse ele.
Foco na diversidade e no quadro associativo
Para o ano rotário de 2021-22, Mehta quer que os associados foquem seus esforços valorização das mulheres, assegurando que tenham acesso à educação, recursos, serviços e oportunidades para que as futuras gerações de líderes tenham as ferramentas necessárias para o sucesso. Mehta pediu para os associados usarem o compromisso do Rotary com a diversidade, equidade e inclusão como base para todos os seus trabalhos.
O Rotary acendeu em mim uma chama e me fez olhar além de mim mesmo e abraçar a humanidade.
Shekhar Mehta
Presidente eleito do Rotary International
“As meninas enfrentam uma série de adversidades em várias partes do mundo, e vocês, como líderes, podem ajudar a derrubar as desvantagens que impedem o desenvolvimento pleno e saudável delas”, ressaltou ele.
“Para servir e fazer mais, o Rotary precisa de mais associados”, explicou. Ele desafiou os governadores eleitos a serem catalisadores em seus distritos para ajudar a aumentar este número. Por meio da sua iniciativa “Cada um, traz um”, o presidente eleito está pedindo que cada associado traga uma pessoa para se associar ao Rotary dentro dos próximos 17 meses.
Aumentar o quadro associativo ao mesmo tempo em que continuamos nosso compromisso com a erradicação da pólio, lutamos contra a covid-19 e servimos às nossas comunidades é uma meta ambiciosa. “E isso deve entusiasmá-los”, disse Mehta. “Rotarianos amam desafios. ”
Assista a posso no vídeo abaixo.
Fotos dos Companheiros e Companheiras que assistiram de casa.